top of page

Manual de Orientação ao residente e família

Projeto   Missao e Resgate

Fundada em 09/04/2016

Programa de tratamento para dependentes de substâncias quimicas psicoativas.

 

Introdução

 

A participação em nosso programa de tratamento depende do desejo pessoal de vivenciá-lo.

É importante que a participação do residente seja feita com disposição e interesse, conscientizando-se de seu quadro, de seus limites e valores, para amanhã reintegrar-se à família e a sociedade.

A nossa proposta é um trabalho integrado entre a equipe multidisciplinar, o residente e a família. Obstáculos poderão surgir no decorrer do tratamento, mas o residente pode contar com nosso apoio para juntos buscarmos caminhos alternativos e conscientizá-lo da realidade da situação.

Temos um regulamento interno com uma rotina diária de atividades e horários a serem cumpridos, buscando um ambiente saudável que ofereça condições para uma transformação de vida que faça emergir um desejo de viver bem e preservar-se.


1)    Nosso objetivo

Agir na prevenção ao uso de drogas, na recuperação e reintegração social de dependentes químicos, em regime de internação.

Promovemos orientação e acompanhamento familiar através de atendimento individual ou em grupo.

Ministramos cursos e palestras na área da dependência química para empresas, escolas e interessados.

“Nossa meta é tratar e ajudar o dependente químico a resgatar seus princípios e valores.”


2)    Contrato terapêutico

  1. Compromisso com o sigilo, segundo as normas éticas, garantindo-se o anonimato, quando isso se fizer necessário;

  2. Respeito ao indivíduo, a família e a coletividade;

  3. Observância do direito à cidadania do residente;

  4. Fornecimento antecipado ao residente e seus familiares, e/ou responsável, de informações e orientações dos direitos e deveres, quando da opção e adesão ao tratamento;

  5. Informar, verbalmente e por escrito, ao residente sobre os regulamentos e normas da instituição , devendo o candidato declarar de modo explícito, e por escrito sua concordância;

  6. Garantia de alimentos nutritivos e adequados.

  7. Garantia de proteção em relação a castigos físicos, psíquicos e morais, respeitando a integridade e dignidade, independente da etnia, credo religioso, nacionalidade, orientação sexual, antecedentes criminais ou situação financeira;

 

  1. Garantia de acompanhamento das recomendações médicas e/ou utilização de medicamentos, sob critérios previamente estabelecidos, acompanhando as devidas prescrições, ficando a cargo da equipe multidiciplinar a responsabilidade quanto a administração, dispensação, controle e guarda de medicamentos:

  2. É de responsabilidade da equipe multidisciplinar o encaminhamento a rede de saúde, das pessoas que apresentarem intercorrências clínicas decorrentes ou associadas ao uso ou privação de substâncias psicoativas, como também para os casos em que apresentarem outros agravos a saúde;

  3. A aceitação do residente encaminhado por meio de mandato judicial, pressupõe a aceitação das normas e do programa terapêutico da instituição, por parte do cliente.


3)    Processo terapêutico
 

  1. Equipe multidisciplinar: Temos uma equipe multidisciplinar formada por 1  responsável pelo programa , 1 técnico de enfermagem, 1 psicólogo, 1 coordenador familiar, 1 coordenador técnico,  conselheiros, monitores e colaboradores.

  2. Critérios para admissão: O residente deve se submeter voluntariamente ao tratamento e ter idade mínima de 14 anos.

  3. Tempo de tratamento: O tempo de tratamento é de nove meses, sendo oito meses em regime de internação, com uma ressocialização de cinco dias no quarto mês, e um mês em regime ambulatorial. Este é o tempo necessário para a desintoxicação, aprendizado e início da prática do programa de 12 passos dos grupos anônimos e de outras terapias importantes para a recuperação.

  4. Palestras de orientação: Dependência química, direitos humanos, terapia racional emotiva, plano de prevenção à recaída, artesanatos, gincanas, dinâmicas, torneios, vídeo-terapia, programa de 12 passos dos grupos anônimos e outras diversas terapias de grupo. Estas palestras tem o objetivo de introduzir o dependente químico na realidade de um programa voltado para o seu problema e desenvolvido por seus iguais, através de experiências acumuladas por mais de 60 anos de existência do mesmo. Fundamentalmente uma reestruturação de valores individuais, estas palestras têm como finalidade ensinar o dependente químico a maneira de localizar suas falhas de personalidade e como tratá-las de forma a obter de si mesmo o melhor desempenho em suas relações com a sociedade.

  5. Reuniões de ajuda mútua: Reuniões promovidas diariamente com a finalidade de troca de experiências entre outros dependentes químicos, busca de caminhos e soluções para seus problemas e identificação de sua realidade com a realidade de um grupo social ao qual deve se integrar. O objetivo básico é manter acesa no dependente químico a necessidade de vigilância que o tratamento tanto exige no que se refere ao seu comportamento, como em tudo que se refere a sua integração de um grupo.

  6. Reforço espiritual:

  7.  

  8. Parte importante na aplicação do programa de recuperação, o reforço espiritual fortalece a crença em um Poder Superior, sem fazer alusão a qualquer religião, procurando preservar as convicções de cada um para redirecionar seus atos em função de valores morais mais elevados.

  9. Atendimento e terapia individual: O atendimento individual é semanal e realizado pelo psicólogo, pelo coordenador técnico, pelo coordenador familiar, pelos terapeutas e conselheiros, onde é avaliada a evolução do tratamento e realizados devidos aconselhamentos de acordo com a necessidade do dependente químico.

  10. Lazer- Trabalhamos com uma iniciativa de levar nossos internos a programas sociais,tais comcinema-Passeios em equipes

            I)      Laborterapia: Execução de trabalhos de jardinagem, horticultura, cozinha, padaria e serviços manuais que tem como objetivo básico  a integração do dependente químico em um grupo que visa atingir uma finalidade. Tem como retorno a valorização do próprio esforço e a segurança de conhecer-se capaz de executar qualquer tarefa sem a necessidade de qualquer estímulo químico. Utilizada ainda como reforço no processo de desintoxicação do organismo.

  1. Disciplina: Fundamental no processo de recuperação, a disciplina visa mostrar ao dependente químico seus direitos e deveres, regras e normas, aprendendo também a aplicá-las em suas vidas diárias.

  2. Disciplina: Fundamental no processo de recuperação, a disciplina visa mostrar ao dependente químico seus direitos e deveres, regras e normas, aprendendo também a aplicá-las em suas vidas diárias.

  3. Ressocialização assistida: Saídas assistidas pela equipe multidisciplinar à grupos a igrejas, praia, cachoeira, rio para pesca e eventos em geral, que tem como finalidade reinserir o dependente químico a sociedade, mostrando que ele é capaz de fazer parte da mesma, sem fazer o uso de substâncias psicoativas. 

4)    Critérios para alta

  1. Alta terapêutica: Para residentes que completam o tratamento.

  2. Desistência (alta pedida): Quando o residente não quer mais participar do tratamento. Nestes casos o dependente químico deve passar por atendimento individual com o psicólogo, o coordenador técnico, o coordenador familiar, o terapeuta e o conselheiro. Se mesmo assim ainda existir o desejo de abandonar o tratamento, o residente deverá formular, por escrito, seu pedido e o motivo da desistência. Após 24 horas, se o residente ainda quiser desistir do tratamento, a equipe multidisciplinar deve comunicar o responsável pela internação para que acerte a saída do residente. Não é permitido desistência em dias de visita para não causar mal estar no grupo.

  3. Evasão (fuga): Quando o residente abandona o tratamento sem a autorização da equipe multidisciplinar.

  4. Exclusão: Ocorre quando o residente infringe gravemente o regulamento interno. Nestes casos o responsável pelo residente deverá acertar sua saída no mesmo dia do incidente.

5)    Providências para internação

  1. RG original ou certidão de nascimento e cartão do SUS;

  2. Carteirinha de convênio médico, caso tenha;

  3. 01 foto 3x4 recente;

  4. Envelopes e selos para correspondência (opcional).

  5. Enxoval: 02 conjuntos de moletom, 01 travesseiro, 02 jogos de roupa de cama, 02 cobertores ou edredom, 02 toalhas de banho, 06 bermudas, 07 camisetas, 07 cuecas, 02 blusas de frio, 02 calças, 02 calças jeans, 05 meias, 01 chinelo, 03 tênis ou sapatos, 01 bota de borracha cano alto, 02 toalhas de rosto, 02 bonés, 01 dúzia de prendedores de prendedores de roupa, 01 caixa de sabão em pó, 01 balde, 

  6. Produtos de higiene pessoal: Desodorante roll-on, sabonete, escova de cabelos, creme de barbear e barbeador, creme dental, fio dental, enxágüe bucal e escova de dente. Perfumes, repelentes líquidos e outros produtos que contém álcool ou spray, são ministrados pela monitoria, onde a mesma isenta-se da responsabilidade sob o produto.

  7. Lanche individual e opcional: Pão de forma, bolacha ou biscoito de qualquer espécie, suco em pó, açúcar, achocolatado, margarina, maionese, geléia, doce em pasta, bolo, frutas e leite em pó.

  8. Proibido cigarros .

OBS: Os produtos de higiene, lanche , devem durar até a próxima visita. Balas, doces, chocolates, salgadinhos, etc, são guardados na cozinha e divididos entre todos os residentes como sobremesa.

6)    No dia da internação

  1. Estar acompanhado pelo responsável pela internação, munido de Xerox do RG, CPF e comprovante de endereço.

  2. O responsável deverá vir prevenido de numerário para efetivar a 1º contribuição mensal e com os cheques pré-datados correspondentes às contribuições seguintes.

 

      7)  Procedimentos durante a internação

  1. Tratamento familiar: Todas as pessoas envolvidas no tratamento deverão freqüentar semanalmente. Os parentes responsavel tera uma carteirinha de visitas(2) deverá ser apresentado na portaria da instituição, no dia da visita.  Qualquer  pessoa  sem  

esse comprovante ficará impedido de entrar nas dependências da instituição.

  1. Contato com o residente: Por carta - Os residentes podem enviar e receber cartas, de e para as pessoas previamente autorizadas pelo responsável pelo residente, desde que autorizado por escrito a triagem nas correspondências. Endereço para envio- Casa De Recuperacao Missao Resgate - A/C________- Rua Travessia Solar.  Nº 10 -  Bairro Estancia Do Sereno

  2. Cidade Betim,- MG

  3. CEP3269282 

Por telefone- Os residentes podem receber telefonemas aos sábados ou domingos, com duração de 10 minutos, das pessoas previamente autorizadas no momento da internação, desde que estejam em cumprimento de normas e regras estabelecidas.

Véspera da visita- O responsável pelo residente deverá ligar para a instituição, na sexta-feira que antecede a visita, para obter lista de produtos de higiene, lanche e saber de eventuais débitos para serem acertados no dia da visita.

OBS: Cartas e telefonemas são monitorados pela equipe multidisciplinar. Nunca passar informações que possam atrapalhar o tratamento sem antes comunicar a coordenação.

      8)     As visitas

  1. As vistas acontecem aos  domingos 

  2. O Horário de entrada é das 11:00h as 12:30 h.

  3. Obrigatório a apresentação do comprovante de freqüência em grupos de apoio.

  4. O almoço tem um custo de R$ 10,00 por visitante.

  5. É necessário a presença de todos na reunião das 15:30h.

  6. A visita se encerra as 17:00h.

  7. Todos os visitantes deverão obedecer ao regulamento para visitantes.

  8.    Regulamento para visitantes

    1. Todos os visitantes deverão apresentar comprovantes de freqüência em grupos de apoio.

    2. O responsável pelo residente deverá comparecer na diretoria para acerto de contas.

    3. Proibido deixar qualquer residente fazer uso de telefone celular ou ter acesso a internet sem a autorização da equipe multidisciplinar.

    4. Proibido deixar carros destrancados e permitir o acesso de residentes no mesmo.

    5. Proibido trazer livros ou revistas de qualquer espécie sem autorização da equipe multidisciplinar.

    6. Proibido trazer rádio, MP3 ou qualquer outro tipo de aparelho sonoro.

    7. Proibido trazer bebidas alcoólicas ou outras drogas.

    8. Proibido trazer alimentos que não estejam na relação de lanches para residentes.

    9. Proibido trazer cigarros 

    10. Proibido sexo ou namoro abusivo.

    11. Proibido a permanência de visitantes nos quartos.

    12. Proibido deixar dinheiro com o residente.

    13. Proibido entregar correspondência ao residente ou levar correspondência para fora, sem antes passar pela coordenação.

    14. Proibido ficar sem camisa ou trajes provocantes.

    15. Proibido sair com o residente das dependências da comunidade terapêutica.

    16. Proibido entrar alcoolizado/drogado na comunidade terapêutica.

    17. Proibido ministrar qualquer tipo de medicamento sem conhecimento da equipe multidisciplinar.

    18. Necessário a participação de todos na reunião das 15:30h.

 

  1. Proibido tirar fotos de residentes sem autorização do mesmo, para assegurar o anonimato.

OBS: A quebra de um destes requisitos pode acarretar a suspensão da visita seguinte. Alimentos, material de higiene, cigarros, roupas, devem ser entregues na monitoria, marcados com o nome do residente, para ser efetuada a triagem.

“Alegria, bom humor, carinho, paciência, boa vontade, compreensão, amizade e muito amor, são bem vindos neste dia.”

      10)  Regulamento interno para os residentes

  1. Querer recuperar-se é condição essencial, portanto somente será admitido aquele que estiver disposto a aceitar sem restrições todas as atividades da Associação e suas normas.

  2. Os residentes deverão participar ativamente de todas as atividades estabelecidas pela equipe multidisciplinar da Associação.

  3. Os residentes comprometem-se que não haja transação de qualquer espécie dentro da Associação.

  4. O relacionamento entre os residentes deverá ser de ajuda mútua, estímulo e confiança, sem distinção de credo, posição social, raça ou sexualidade.

  5. Ao ingressar na Associação, o residente passará por uma rigorosa revista e vistoria de seus pertences.

  6. Medicamentos serão manipulados exclusivamente pela equipe multidisciplinar.

  7. Não serão permitidas agressões físicas ou verbais, tanto entre os residentes como para a equipe multidisciplinar.

  8. Os objetos de valor são de inteira responsabilidade do residente, sendo que a Associação e sua equipe multidisciplinar isentam-se de quaisquer responsabilidades por eventuais furtos. Sugere-se não deixar objetos de valor no ato da internação.

  9. Toda infração será sinalizada de acordo com as normas disciplinares.

  10. Não é permitido o uso de aparelhos celular

  11. As despesas decorrentes de saídas do residente acompanhado do monitor correrão por conta do responsável do residente.

  12. Não adquirir ou ingerir nenhum tipo de medicamento trazido por visitantes sem pronto conhecimento e autorização da equipe multidisciplinar.

  13. Não é permitido o uso de óculos escuro nas dependências da Associação.

  14. O recém chegado é sempre a pessoa mais importante na Associação.

  15. Não é permitido portar dinheiro ou telefone celular nas dependências da instituição.

  16. Não são permitidas trocas de qualquer espécie.

Normas de moradia

       A)Respeitar os horários das atividades de acordo com o cronograma estabelecido, ou de acordo com a equipe multidisciplinar.

       B)Manter limpa as áreas interna e externa.

       C)Não deixar roupa de molho de um dia para o outro.

       D)Manter sempre boa aparência, barba e cabelo.

       E)O responsável pela lavagem da louça do dia fica também responsável pela limpeza completa do refeitório e área da pia em todos os horários.

       F)Sempre devolver ferramentas limpas após a laborterapia.

       G)Não causar danos em áreas verdes.

       H)Em caso de doença, justificar por escrito seu estado de saúde antes de qualquer atividade, junto a coordenação.

 I)O horário de banho para quem não esta em disciplina  é das 11:00 as 11:40 e das 17:00 as 19:00. Para quem tem disciplina é das 17:00 as 18:00. Os responsáveis pela cozinha, área da pia e eventuais manutenções, podem também tomar banho entre as  16:30 e 17:00. Sendo que o tempo disponível para banho é de no máximo 5 minutos.

       J)O horário de lazer é durante os horários livres.

       K)Sempre que necessário haverá remanejamento de leitos.

       L)Obrigatório o uso de camiseta no refeitório, sala de reunião, escritórios e local para lanches.

       M)O residente é responsável pela limpeza e zelo de seu armário de lanches.

       N)A programação da TV  por comum acordo .

       O)Os responsáveis pela cozinha e área da pia ficam liberados da 1º reunião da noite para concluir com suas atividades e tomar banho.

       P)O horário de atendimento na diretoria é de segunda a sexta das 13:00 as 14:00.

       Q)Só é permitido se alimentar no refeitório ou na área de lanches.

      R)Em casos de saídas da C.T. para médicos, bancos, grupos, religiões, etc, os residentes devem sempre ser acompanhados por um membro da equipe multidisciplinar, onde fica proibido criar atalhos, desviar caminhos, passar em casa ou de conhecidos, falar com pessoas de fora da instituição, ter acesso a telefone ou internet, comprar produtos que não são permitidos pela instituição ou sem nota fiscal.

Refeitório

       A)Manter silêncio durante as refeições.

       B)Aguardar a chamada sentado.

       C)Obedecer escala de chamada.

Dormitórios e banheiros

       A)Manter camas e armários sempre arrumados e limpos durante todo o dia.

       B)Separar roupa suja e guardá-las em sacolas, para serem lavadas no mínimo a cada 3 dias.

       C)Não pendurar roupas e toalhas em camas, portas, sacadas e janelas.

       D)Lavar semanalmente roupas de cama e banho.

       E)Não colocar pregos e/ou nenhum tipo de material nas paredes e móveis.

       F)Manter silêncio absoluto após as 00:00h.

       G)Respeitar os companheiros que estiverem dormindo nos quartos em todos os horários.

       H)Não entrar em quartos que não seja o seu.

       I)Não deixar pertences pessoais no banheiro e manter o mesmo limpo após o uso.

Cozinha, padaria e dispensa

       A)A equipe da cozinha deve usar camiseta, exceto regata, bermuda ou calça, tênis ou bota, boné ou touca e avental.

       B)Lavar as mãos antes de manusear os alimentos.

       C)Seguir rigorosamente o cardápio e orientações do monitor e colaborados.

       D)Separar as sobras de alimentos em potes plásticos e guardá-los.

       E)Zelar para que não haja desperdício de alimentos.

       F)A equipe da cozinha não tem privilégios em relação aos outros residentes.

       G)O residente que assumir a cozinha deverá verificar as condições de limpeza, para não haver reclamações posteriores.

       H)Após as refeições, a equipe da cozinha deverá apresentar a cozinha limpa ao colaborador ou monitor responsável.

       O despertar da cozinha é as 06:30.

        J)Manter unhas e barba limpas e aparadas.

Normas disciplinares

       A)Cada indicador equivale a 40 minutos de laborterapia e perde o direito a lazer por todo o dia.

       B)Em falta nas atividades, o tempo de indicador será equivalente ao tempo integral da atividade mais 1 dia de louça.

       C)Não sendo respondida a chamada, sentado, após 10 minutos do sinal, será considerada falta.

      D)A 1º advertência equivale a 10 dias sem lazer, a 2º advertência equivale a 10 dias sem lazer e perde o direito a próxima ligação e a 3º advertência equivale a 10 dias sem lazer e perde o direito de receber a próxima visita, ou exclusão do residente.

       E)Em casos de indicador de louça, o residente fica responsável pela lavagem da louça do dia, limpeza completa do refeitório e área da pia em todos os horários, com direito a lazer.

       F)Quando não se entrega os trabalhos terapêuticos na data marcada, o residente fica sem lazer até concluir o mesmo.

       G)Em alguns casos, a norma disciplinar é um trabalho terapêutico.

       H)Residentes que estão doentes e não participam das atividades, não tem direito a lazer e esportes por todo o dia.

Gera Disciplina

       A)Manipular laborterapia.

       B)Falta de respeito com os companheiros.

       C)Brincar em reuniões e orações.

       D)Faltar em atividades.

       E)Falar palavras de baixo calão ou utilizar apelidos.

       F)Entrar no almoxarifado, outros quartos, cozinha e escritórios sem a autorização da equipe multidisciplinar.

       G)Não entregar material de trabalho limpo após a laborterapia.

       H)Deixar ferramentas, material didático, roupas e objetos pessoais largados pela instituição.

        I)Deixar o banheiro sujo após o uso.

       J)Comer alimentos fora de horários e locais estabelecidos.

       K)Cama e armários desarrumados em todos os horários.

       L)Deixar luzes e ventiladores ligados sem necessidade.

       M)Não levar material as reuniões.

       N)Parar laborterapia antes do sinal do monitor.

       O)Sair das reuniões sem autorização.

       P)Fazer rituais ou conversas de ativa.

       Q)Não respeitar cronograma diário, regulamento interno, normas de moradia, refeitório, dormitórios, banheiros, cozinha, padaria e dispensa.

       R)Deixar laborterapia mal feita ou incompleta.

       S)Limpeza de refeitório e lavagem de louça incompleta e/ou mal feita.

       T)Não colocar a palavra e a meditação diária na lousa.

       U)Sujar áreas limpas e/ou jogar lixos no chão.

       V)Estar fora do setor de laborterapia durante a laborterapia.

      W)Desperdício de alimentos.

       X)Subir em árvores sem autorização da equipe multidisciplinar.

      Entrar nos quartos durante a laborterapia.

       Z)Deixar meia dentro dos calçados.

       AA)Falar ou brincar em orações e durante as chamadas.

       BB)Fazer “quieto” em beliches.

       CC)Não respeitar os horários de silencio.

       DD)Manter alimento nos quartos.

       EE)Manter medicamentos nos quartos.

       FF)Passar nos corredores dos escritórios ou entrar nos mesmos sem autorização da equipe multidisciplinar.

       GG)Fazer acepção de pessoas.

       HH)Não respeitar tempo e local disponível para banho.  

         II)Ou a critério da equipe multidisciplinar.

Gera advertência ou indicador de louça

       A)Atender pessoas no portão sem autorização.

       B)Não cumprir indicador.

       C)Quebra de anonimato.

       D)Portar dinheiro e documentos dentro da instituição.

       E)Faltar com respeito com a equipe multidisciplinar.

       F)Influenciar mal os companheiros.

       G)Mexer ou conversar com pessoas de fora da instituição.

       H)Pular janelas e para-peitos ou subir em muros.

        I)Reincidência constante de indicadores.

       J)Praticar algum tipo de lazer ou esporte estando sem lazer por qualquer motivo.

       K)Ultrapassar limites estabelecidos.

       L)Fumar dentro de recintos fechados.

       M)Não respeitar cronograma diário, regulamento interno, normas de moradia, refeitório, dormitórios, banheiros, cozinha, padaria e dispensa.

       N)Brincar com extintores de incêndio, caso danificado, também será cobrado o valor do mesmo.

       O)Usar cerol em pipas.

       P)Preconceito.

       Q)Discutir com o companheiro.

       R)Abandono, irresponsabilidade ou falta de compromisso nos cargos de liderança e serviços abnegados.

       S)Enviar correspondência sem antes passar pela coordenação.

       T)Não respeitar tempo de ligação telefônica.

       U)Não respeitar normas de saída da C.T..

       V)Fazer uso ou portar telefone celular ou ter acesso a internet na instituição.

       W)Mexer em pertences de outros companheiros.

       X)Trocas de qualquer espécie.

       Y)Ou a critério da equipe multidisciplinar.

Gera exclusão

       A)Práticas sexuais dentro da instituição.

       B)Uso de drogas.

       C)Agressão física.

      Sair da instituição sem a autorização da equipe multidisciplinar.

       E)3 advertências.

       F)Não aderir ao programa de tratamento.

       G)Ou a critério da equipe multidisciplinar.

É importante lembrar que as normas disciplinares não são punições, e sim, uma maneira do dependente químico rever seus conceitos e ter consciência do resultado dos seus atos de indisciplina, inconseqüência e insanidade!

OBS: Cardápio e cronograma de atividades em anexo.

Declaro que aceito todas as normas, procedimento e regras deste manual de orientação

Nome do responsável: ­­­­­­­­­­­­­­­­­­­ ____________________________________________Ass:_______________________

Nome do residente:­­­­­  ______________________________________________Ass:_______________________

Data: ___/___/___

 

“Juntos, encontraremos uma nova maneira de viver”

    (31) 9200037

© 2016 por EU SOU VOLUNTÁRIO 

bottom of page